TEMA: AQUARELA
TRABALHANDO A MÚSICA AQUARELA DE TOQUINHO
Justificativa: As crianças devem, desde a pré-escola, estar em contanto com uma vivência musical. A musicalidade engloba vários aspectos do desenvolvimento humano, por exemplo, desenvolvimento da manifestação artística e expressiva da criança, desenvolvimento da aptidão criadora e reconhecimento dos valores afetivos.
Objetivos: Desenvolver e estimular a criatividade, a imaginação, o gosto pela linguagem musical e ainda é possível trabalhar o texto da música para interpretação, fixação de conceitos da língua portuguesa, dentre milhares de possibilidades!
Trabalhar em cima desse tema a interdisciplinaridade, ou seja, interligar as disciplinas e fazer com que elas se completam e conversem entre si. Nesta atividade trabalharemos a Musicalidade, Português, Matemática, Ciências, Artes, Geografia e História, também iremos desenvolver a sensibilização, trabalhando com o ritmo, estímulos musicais e visuais. Desenvolvimento da expressividade.
Faixa etária: 6 a 7 anos
Tempo: 1 mês
DESENVOLVIMENTO:
1. Mostrar vídeo Música Aquarela
2. Ouvir a música em sala e perguntar o que mais gostaram da música.
3. Atividade interessante! Ilustração da música "Aquarela, de Toquinho.
Essa atividade vai durar vários dias.
7. Mostrar a importância de cuidar do nosso planeta, da água etc.
8. Discutir quantas imagens existe nesse trabalho.
Letra da música
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo,
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover com dois riscos tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu...
Vai voando contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul,
Pinto um barco a vela, branco navegando, é tanto céu e mar num beijo azul...
Entre as nuvens, vem surgindo um lindo avião rosa e grená,
Tudo em volta colorindo com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo,
Se a gente quiser ele vai pousar...
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida,
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra eu consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha e caminhando chega no muro,
E ali logo em frente, a esperar pela gente o futuro está...
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo, nem piedade nem tem hora de chegar...
Sem pedir licença muda a nossa vida e depois convida a rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá,
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar...
Vamos todos numa linda passarela,
De uma aquarela que um dia enfim descolorirá...
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (Que descolorirá!)
Giro um simples compasso, num círculo eu faço o mundo (Que descolorirá!)...
Avaliação
A avaliação ocorre desde a proposta da atividade, do envolvimento e desempenho dos alunos na realização das atividades, até a apresentação final. Engloba a interação, o interesse, a criatividade e o trabalho em grupo.
Referências:
http://tecnologianaescola33.blogspot.com.br/2012/12/plano-de-aula-aquarela.html
Excelente, Proposta assim trabalho com criança de maneira lúdica e educativa.
ResponderExcluir