Objetivo(s)
- Analisar os mecanismos linguísticos utilizados na construção de texto entrevista
- Identificar os efeitos de sentido resultantes do uso de determinados recursos expressivos
- Reconhecer marcos linguísticos que singularizam os diferentes gêneros
- Posicionar-se criticamente diante do texto do outro, defendendo pontos de vista coerentes a partir de argumentos
Conteúdo(s)
Entrevista - Texto expositivo (foco: leitura e escrita).
Ano(s)
2º
3º
Tempo estimado
Três aulas
Material necessário
- Computadores ou tablets com acesso à internet
- Cópias de um questionário
- Cópias da entrevista "A Suécia é modelo", feita com Håkan Buskhe (Veja, 2362, 26 de fevereiro de 2014)
Conteúdo relacionado
Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA:
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
A entrevista jornalística é um gênero informativo por natureza. Podemos encontrá-la com facilidade tanto na mídia impressa, quanto no rádio, televisão ou internet. Em geral, a primeira coisa que nos vem à cabeça quando pensamos em entrevistas é o seu formato pingue-pongue, ou seja, um jogo de perguntas e respostas. Mas na introdução de A Arte de Entrevistar Bem, a jornalista Thaís Oyama divide a entrevista em duas categorias básicas: a de informação e a de perfil. A primeira, cujo interesse está mais em detalhar uma informação, pode assumir um conteúdo breve, longo, testemunhal ou temático. Já a segunda, por meio de perguntas e respostas, procura revelar maiores detalhes sobre quem é o entrevistado.
Aproveite a entrevista de Håkan Buskhe (pronuncia-se "Rôkan Busquê") à Veja para debater com a turma a política brasileira de altos investimentos nos caças suecos e estimular os alunos a analisar as características e funções de uma entrevista.
Faça o levantamento do conhecimento prévio dos alunos em relação ao gênero proposto. Na sala de aula, questione gradativamente a turma:
- O que é uma entrevista? Onde ela é normalmente veiculada? Qual é a sua função?
- Como é sua estrutura?
- Quais seriam as semelhanças e diferenças de uma entrevista transmitida na televisão, na internet, no rádio ou se publicada numa revista ou num jornal?
- O público-alvo é relevante tanto para o entrevistador e para o veículo no qual trabalha? E para o entrevistado?
- Alguém se lembra de alguma entrevista que tenha gostado bastante ou que adquiriu grande repercussão na mídia?
Caso os alunos dificuldade em lembrar de algo, tente incentivá-los citando um nome ou um assunto de destaque que você se recorda num passado mais recente. Você poderá se lembrar da apresentadora Xuxa, em 2012, ao relatar ao Fantástico os abusos sexuais que sofreu durante a infância, e, mais recentemente, o caso da produtora Paula Lavigne, que ao tratar sobre a polêmica das biografias, acabou se desentendendo com a jornalista Astrid Fontenelle no programa Saia Justa do canal GNT, em 16 de outubro de 2013.
Durante esta etapa, peça a ajuda de um(a) aluno(a) e o(a) oriente a pontuar na lousa o que o restante da turma for relatando. Aproveite para fazer esclarecimentos de eventuais dúvidas e confira as anotações do quadro-negro. Ao final, peça que a turma copie em seus cadernos os apontamentos da lousa.
2ª etapa
Encaminhe a turma à sala de informática e peça para que se sentem em duplas. Depois, pergunte aos alunos quais são as maiores reivindicações dos brasileiros atualmente, principalmente durante as manifestações que se espalharam por todo o Brasil desde julho de 2013. Naturalmente você ouvirá como resposta maiores investimentos na saúde, na educação, no transporte público e no combate à violência urbana.
A seguir, pergunte se eles defenderiam o investimento, por parte do governo federal, de 4,5 bilhões de dólares em outro setor da economia que não estivesse na lista dos mais requisitados pela sociedade. Dê um tempo para as resposta, faça as mediações necessárias e, em seguida, apresente à turma a entrevista de Håkan Buskhe ("Rôkan Busquê") a Veja. Faça a leitura em voz alta e peça que a turma o acompanhe. Você também pode convidar um dos alunos para fazer a voz do repórter.
Após a leitura, entregue uma fotocópia de um questionário para cada dupla com as seguintes perguntas, que devem ser respondidas em folha à parte:
Questionário para analisar entrevista
a) Onde e quando a entrevista foi publicada? Procure indicar o veículo e em qual setor deste veículo ela foi publicada.
b) Quem fez a entrevista e quem foi o entrevistado?
c) A entrevista possui título? Qual? Como ele está destacado? A entrevista também possui uma introdução? Ela está relacionada ao título? Como? Quais comparações podemos estabelecer entre Brasil e Suécia, os dois países envolvidos na compra dos caças?
d) Qual é o assunto principal tratado na entrevista? Existem subtemas, ou seja, blocos de assuntos ligados ao tema principal? Quais são eles?
e) A entrevista apresenta destaques? Quais são e como eles estão dispostos nas páginas?
f) A entrevista utiliza imagens (gráficos, fotografias, desenhos)? Há propagandas?
g) Levando em conta o veículo onde foi publicada, para quem a entrevista se dirige, ou seja, quem é o seu público-alvo?
h) Como a linguagem está sendo utilizada? De modo formal ou informal? Esta linguagem está em conformidade com o veículo que publicou a entrevista? Tente indicar algum efeito de sentido resultante do uso de um determinado recurso expressivo.
i) Como é a estrutura da entrevista? Como estão assinaladas as falas dos interlocutores?
j) Qual é a finalidade desta entrevista? Ela está mais relacionada a um assunto específico ou mais interessada na figura do entrevistado?
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Assim que terminarem de responder o questionário, recolha as folhas (pergunta e resposta) dos alunos para que você possa corrigi-las mais tarde e identificar as dificuldades que apresentaram.
3ª etapa
3ª etapa
Esmiúce a entrevista com a turma e responda, com a ajuda de cada dupla, as perguntas que lhes foram dadas.
Você pode responder a pergunta (a) destacando que a entrevista foi publicada nas páginas amarelas (entrevista principal) da revista Veja em 24 de fevereiro de 2014.
Enquanto a turma responde a pergunta (b), destaque que quem fez a entrevista foi Mario Sabino, repórter especial da Veja enviado a Estocolmo. E o entrevistado é Håkan Buskhe, que ocupa o cargo de CEO da Saab, empresa que venceu a concorrência para vender 36 caças ao Brasil.
Ao responder a pergunta (c) você pode explicar que o título, "A Suécia é modelo", está bem destacado no topo da entrevista com uma letra bem maior que o restante do texto. A entrevista também apresenta uma breve introdução que procura justificar seu título. Nela percebemos um contraste marcante entre:
1) "Quem entra no escritório da Saad (pronuncia-se ¿Zób¿) em Estocolmo, instalado num andar de um predinho sem porteiros, espanta-se com a frugalidade do ambiente de uma [...]".
2) "[...] empresa de ponta no setor bélico, com quase 15 000 funcionários e que venceu americanos e franceses na concorrência para fornecer ao Brasil 36 caças - os Gripen NG, de ¿Next Generation¿ -, por 4,5 bilhões de dólares".
Ressalte que por meio desta comparação podemos inferir outra: o autor relaciona o modelo sueco de administração empresarial, que mostra ser baseado na simplicidade e eficiência, e o modelo brasileiro de administração dos recursos públicos, normalmente muito mal empregados e sob forte suspeitas de envolvimento com corrupção.
Mostre que, na opinião de Veja, a Suécia possui um modelo de administração a ser seguido pelo governo brasileiro. Relacione essa conclusão ao título dado à entrevista, que deixa a opinião explícita.
Ao trazer resposta à indagação (d), explique que o assunto principal da entrevista é a discussão sobre a política brasileira de altos investimentos nos caças suecos. Aponte os sete blocos nos quais a entrevista se divide:
1- O longo processo de negociação com os países envolvidos (EUA, França e Suécia), inclusive com o anúncio, em 2009, de que o governo brasileiro havia escolhido os caças franceses. (Perguntas 1, 2, 3 e 4).
2- A suspeita de que a espionagem americana influenciou na negociação. (Pergunta 5).
3- O questionamento: qual é o motivo de um país tão carente em educação, saúde e infraestrutura e sem riscos eminentes de conflitos armados com outras nações se envolver numa negociação de caças militares que custarão aos cofres públicos cerca de 4,5 bilhões de dólares? (Pergunta 6).
4- A ética e o profissionalismo da empresa sueca Saab. (Pergunta 7).
5- A eficiência dos caças Gripen NG. (Perguntas 8 e 9).
6- Transferência de tecnologia envolvendo Suécia e Brasil. (Perguntas 10 e 11).
7- O sucesso de administração sueco e sua relação com o sistema educacional do país. (Pergunta 12).
Quando chegar à resposta (e), leve a turma a observar os três trechos da fala do entrevistado colocados em destaque nas páginas da revista. Mostre como todos eles estão escritos em uma fonte maior do que a do corpo do texto. Leve os alunos a observar que o primeiro destaque ("Em 2009, o anúncio do presidente Lula caiu como um raio num dia de céu azul") está sobreposto a fotografia do entrevistado. Lembre que os outros dois destaques da entrevista (cada um deles está disposto em uma página distinta) aparecem na parte superior das páginas e dentro de uma caixa com fundo branco.
Discuta na pergunta (f) como a entrevista apresenta apenas uma fotografia do entrevistado já na sua primeira página. Ressalte que trata-se de um executivo bem-arrumado e sorridente - uma imagem significativa, pois procura demonstrar o profissionalismo e o sucesso do profissional e da empresa para a qual trabalha. Lembre que a ausência de propagandas nestas páginas ajudam o leitor a não desviar os olhos da entrevista.
A pergunta (g) pode ser utilizada para contextualizar. Lembre que a Veja é uma das revistas de maior circulação no país. Explique que seu público-alvo é formado por pessoas adultas que procuram informações gerais sobre o Brasil e o mundo.
Desenvolva a penúltima resposta (h) mostrando a característica formal da linguagem utilizada tanto pelo entrevistador como pelo entrevistado. Explique que a linguagem formal é a única linguagem possível de ser utilizada pela revista, levando em consideração as características da revista Veja e dos interlocutores envolvidos. Ressalte que, se usasse uma linguagem menos formal, a revista não passaria aos seus leitores a credibilidade de que tanto necessita. Explique que seria incorreto e indelicado se o repórter Mario Sabino se referisse ao entrevistado utilizando o pronome de tratamento "você". Conclua que em Veja não há espaços para gírias ou outros termos mais informais, diferente do que poderia acontecer em uma revista para adolescentes, como a Capricho.
Ressalte alguns recursos expressivos utilizados pelo entrevistado para ampliar os efeitos de sentido, como em:
1- "O anúncio do presidente Lula, em 2009, caiu como um raio num dia de céu azul": mostre como o entrevistado usou a metáfora para ressaltar a situação inesperada.
2- "[...] a compra de caças é sempre uma decisão altamente política": Explique o papel do advérbio para enfatizar as características da decisão.
3- "O fato é que o Gripen NG é um tremendo caça, o mais moderno do mundo e a um preço acessível". Mostre como o executivo usou tanto do adjetivo "tremendo", como o superlativo relativo de superioridade "o mais" para reforçar a qualidade do caça sueco.
4- "[...] se fizéssemos algo de errado o governo sueco simplesmente nos mataria [...]". Ressalte como o entrevistado usou uma hipérbole para demonstrar os preceitos éticos da empresa sueca.
Para responder à pergunta (i), destaque que a entrevista se estrutura no estilo pingue-pongue, ou seja, em perguntas e repostas. Lembre que, para serem diferenciadas das falas do entrevistado, as perguntas do entrevistador estão em negrito.
Responda à pergunta (j) mostrando que a entrevista tem finalidade informativa. Explique que, por isso, ela está mais centrada em esclarecer o assunto das compras dos caças suecos, ou trazer novas informações sobre o tema, do que, necessariamente, destacar a figura do entrevistado.
Finalize a sequência incentivando os alunos a lerem outras entrevistas com este olhar mais apurado. Mostre que as atividades de interpretação dos gêneros textuais se tornarão mais fáceis quanto maior forem suas habilidades de leitores atentos.
Avaliação
Faça a correção da atividades entregues ao final da segunda etapa e avalie o desempenho de cada dupla durante as outras etapas do plano de aula. Você também pode comparar as respostas dos alunos com o resultado final da terceira etapa.
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/como-analisar-uma-entrevista
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