quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Interdisciplinaridade também na Educação Infantil!!!

Projeto Interdisciplinar Primavera Educação Infantil.

O Projeto Primavera trabalha os eixos sugeridos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEF). Interdisciplinar integra os conteúdos, respeitando o processo de construção do conhecimento. 
Linguagem oral e escrita
Traz situações de aprendizagem orientadas para o desenvolvimento da capacidade de ler e de escrever com propostas contextualizadas, riqueza e diversidade textual. 
Matemática
Desenvolve as atividades do pensamento a partir de situações - problema exploratórias significativas para as crianças. 
Natureza e sociedade
Proporciona uma formação abrangente, cuidadosamente adequada à faixa etária, planejada para possibilitar descobertas importantes envolvendo as áreas das Ciências Naturais e Sociais
Artes visuais
Favorece o desenvolvimento da imaginação criadora, da expressão e do senso estético da criança, por meio do fazer, do refletir e da apreciação de produções artísticas
Música
Traz atividades de vivência, percepção e reflexão musical, planejadas para despertar estimular e desenvolver o gosto pela música.

PÚBLICO ALVO:
Educação infantil e Ensino Fundamental I

JUSTIFICATIVA:
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. O Projeto Primavera se caracteriza por se trabalhar de forma globalizada os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança.
 
Objetivos:
- Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, texturas.
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
- Observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigadora de cada criança.
- Incentivar o respeito às flores.
- Trabalhar o desenvolvimento pessoal e interpessoal da criança, a construção da personalidade, as atitudes, os valores para que aprenda a conviver, a ser e a estar consigo mesma e com o outro. 
- Enfatiza a construção de valores, como o respeito à pluralidade e à diversidade étnica, de gêneros, social e cultural. 

Plano de ação:
- Exposição dos trabalhos de cada sala no mural (3 a 4 dias por turma no período do mês de setembro);
- Apresentação na última semana por sala (dança, jogral, teatro, cântico, etc) ; 
- Exposição mesa de atividades manuais produzidas pelos alunos de todas as séries exposição interna somente para os alunos. 

CONTEÚDO SUGERIDO:
- Atividades orais e escritas;
- Plantio de diferentes mudas;
-Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
- Músicas e Danças;
- Móbiles;
- Culinária (apresentação de chá);
- Pinturas, Dobraduras e Recortes;
- Matérias recicláveis (sucatas);
- Histórias com fantoches;
- Confecção de livros;
- Técnicas de pintura;
- Máscaras de flores trabalhadas;
- Argila;
- Massinha de modelar;
- Confecção de esculturas em flores;
- Painéis;
- Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
- Exposição de telas ? Juscelino Soares (Girassol);

MATERIAS UTILIZADOS:
- Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).
- Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
- Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
- Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, glitter.
- Fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas;

AVALIAÇÃO: 
Avaliação continua, global, individual e formativa. Será realizada durante todo o mês de setembro através das atividades realizadas, observando a retenção de conhecimento que o aluno adquiriu durante a sua participação ativa nas aulas e no seu dia a dia. Ressaltamos que a avaliação é baseada em todo o trabalho realizado pelo aluno e nas atitudes diárias.
Sugestão de apresentação e murais: 

- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pout-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. ( Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)

http://www.ideiacriativa.org/2014/10/projeto-interdisciplinar-primavera.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário