Tema: Alimentos
Conteúdo: Ampliação do vocabulário,
desenho livre sobre o tema, cores, tamanho, comprimento, largura, semelhança e
diferença, vida rural e urbana, identificação e reprodução de sons vocais.
Objetivos: Desenvolver a oralidade
das crianças por meio da música ampliando seu vocabulário...
Proporcionar situações diversas sobre a musica levando a observar o
tamanho à largura às diferenças e semelhanças dos legumes relacionados na
musica...
Metodologia
da ação pedagógica:
1º Momento: iniciar
a aula organizando os alunos em circulo, colocar a musica para eles ouvir.
Levar para os alunos tal como cenoura, e tomate, e outros legumes, para
as crianças tocar...
Combinar e brincar com as palavras, estimulando a imaginação das
crianças.
Conversar e perguntar, para maior interação:
De onde
vêm os alimentos que consumimos?
Por que
devemos selecionar os alimentos que comemos?
Existe
algum alimento mais importante que outro?
Qual a
quantidade de alimentos que devemos ingerir?
Quantas
vezes por dia devemos comer?
Podemos
comer chocolate e doces?
Em seguida, vamos iniciar a atividade de classificação, ou seja, os
alunos deverão observar os legumes e realizar a contagem dos mesmos, juntamente
com a professora em voz alta.
Logo em seguida deverão classificá-los conforme a cor, tamanho,
espessura, características e peso...
Após finalizar a atividade anterior, os alunos terão contato com música
Sopa do Neném do grupo musica Palavra Cantada novamente. Neste momento receberão
colheres de pau para cantarmos e batucarmos no ritmo na música e cantar.
Depois desenharam conforme sua imaginação, os legumes ou sopa com os
ingredientes que eles gostariam de comer.
É interessante levar alimentos ou receitas para as crianças poderem
experimentar.
Alface: Coloque alface em tirinhas nos recheios dos sanduiches ou para
decorar o prato. Sirva também folhas pequenas de alface com frango ou carne
fria desfiada.
Cenoura: Cozinhe o feijão com cenoura ou faça desenhos criativos com
esse legume cozido e sirva na salada.
Couve flor: Prepare couve-flor a milanesa. Outras opções: Faça bolinhos,
sopinhas ou leve a couve-flor ao forno com um pouquinho d manteiga e queijo
ralado.
Espinafre: Enriqueça a massa do nhoque com espinafre cozido.
Creme de espinafre e bolinhos também agrada todos os pequenos.
Ervilha: Prepare omeletes com ervilha fresca e salsicha. Outra sugestão: sopinhas de ervilhas secas batida no liquidificador.
Ervilha: Prepare omeletes com ervilha fresca e salsicha. Outra sugestão: sopinhas de ervilhas secas batida no liquidificador.
Brócolis: Coloque pedacinhos por cima da mussarela da pizza. Os brócolis
podem entrar também na receita da papinha ou ser misturados cozidos com porções
de macarrão.
Beterraba: Na hora de preparar o molho da macarronada, acrescente
beterraba ralada, na hora da sobremesa, uma boa alternativa é juntar folhas de
gelatina branca com caldo da beterraba e colocar para gelar. É nutritivo e
gostoso.
Vagem: Faça ovos mexidos com vagem bem picadinha. Coloque também alguns pedaços
na agua quando preparar o arroz.
Tomate: Coloque fatias de tomate por cima da mussarela na pizza.
Abobora: Misture abobora com azeitonas verdes picadas ao recheio de carne moida no pastel. Prepare um gostoso purê de abobora
Abobora: Misture abobora com azeitonas verdes picadas ao recheio de carne moida no pastel. Prepare um gostoso purê de abobora
Para finalizar, vamos observar dentro de cada legume se tem ou não
semente... Vamos plantar as sementes dos legumes no algodão e na terra. Será
discutido o que uma plantinha precisa para crescer... Em seguida, será proposto
para registrar a atividade.
- Avaliação: A avaliação será continua
durante todo o processo. Será observada a participação, colaboração,
envolvimento e compreensão dos alunos nas atividades propostas...
Referências:
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