As
consequências do processo de expansão marítima e comercial do século XV
atingiram os diversos campos do conhecimento: a Geografia, as Artes, a
Literatura, as Ciências, a Filosofia entre outros. Por isso, é um tema
excepcional para um trabalho interdisciplinar que rompa com a fragmentação do
conhecimento e ainda mostre a conexão da História com outras áreas. Não se
propõe aqui um modelo interdisciplinar. Como já foi dito em post anterior, a
interdisciplinaridade não tem uma metodologia pré-definida. Cada projeto
interdisciplinar exige a criação de estratégias próprias, de procedimentos
coerentes com os objetivos que se pretende alcançar. Aponto abaixo alguns
conteúdos possíveis para serem desenvolvidos pelas diversas disciplinas tendo
por referência o processo de expansão marítima do século XV. Caberá à equipe de
professores selecionar e articular os conteúdos a um tema central por eles
escolhido para o projeto disciplinar.
Língua e Literatura Portuguesa
·
Obras literárias inspiradas no expansionismo
luso: Os Lusíadas, de Camões, poemas de Fernando Pessoa.
·
Expansão da língua portuguesa no Oriente e na
África. Influência africana na língua portuguesa falada no Brasil.
Geografia
·
Mares e oceanos: caracterização dos ambientes
marinhos.
·
Diversidade de paisagens e climas que os
navegadores conheceram na costa africana, americana e oriental.
·
As difíceis passagens marinhas: cabo da Boa
Esperança, estreito de Magalhães, istmo do Panamá. O desenvolvimento da
cartografia: o traçado dos continentes dos portulanos aos mapas atuais.
·
Leitura cartográfica: meridianos, paralelos, pontos
cardeais, projeção, escala.
Ciências
·
Diversidade de espécies no ecossistema marinho
com destaque para as grandes espécies de tubarões e baleias.
·
Saúde: doenças a que os navegadores estavam
sujeitos pela falta de higiene, insuficiência de alimentos frescos e água
potável, carência de vitamina C.
·
Instrumentos de navegação, usos e
conhecimentos: observação dos astros, determinar posições e localização,
cálculo de distâncias e posições a partir da leitura de ângulos, construção de
caravelas, criação de portulanos.
Arte
·
Representações de povos americanos, africanos e
asiáticos na arte europeia (por exemplo, nas gravuras de Theodor de Bry e nas
ilustrações dos portulanos e mapas).
·
A arte africana, americana e oriental à época
das grandes navegações.
História
Além
do processo expansionista propriamente dito, o professor de História pode
enfocar ou aprofundar outros temas como, por exemplo:
·
O conhecimento limitado e os medos dos
navegadores no século XV (formato do planeta, monstros marinhos etc).
·
Principais povos e civilizações que os europeus
tomaram contato em suas viagens oceânicas no século XV.
·
Outras travessias oceânicas: o povoamento da
América.
·
China: as expedições marítimas de Zheng He
(1405-1433) para a Índia, Pérsia, Arábia e África.
Fonte:
http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/expansao-maritima-e-comercial-sugestao-para-um-trabalho-interdisciplinar/
- Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues
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