quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Expansão marítima e comercial: sugestão para um trabalho interdisciplinar

As consequências do processo de expansão marítima e comercial do século XV atingiram os diversos campos do conhecimento: a Geografia, as Artes, a Literatura, as Ciências, a Filosofia entre outros. Por isso, é um tema excepcional para um trabalho interdisciplinar que rompa com a fragmentação do conhecimento e ainda mostre a conexão da História com outras áreas. Não se propõe aqui um modelo interdisciplinar. Como já foi dito em post anterior, a interdisciplinaridade não tem uma metodologia pré-definida. Cada projeto interdisciplinar exige a criação de estratégias próprias, de procedimentos coerentes com os objetivos que se pretende alcançar. Aponto abaixo alguns conteúdos possíveis para serem desenvolvidos pelas diversas disciplinas tendo por referência o processo de expansão marítima do século XV. Caberá à equipe de professores selecionar e articular os conteúdos a um tema central por eles escolhido para o projeto disciplinar.

Língua e Literatura Portuguesa
·         Obras literárias inspiradas no expansionismo luso: Os Lusíadas, de Camões, poemas de Fernando Pessoa.
·         Expansão da língua portuguesa no Oriente e na África. Influência africana na língua portuguesa falada no Brasil.

Geografia
·         Mares e oceanos: caracterização dos ambientes marinhos.
·         Diversidade de paisagens e climas que os navegadores conheceram na costa africana, americana e oriental.
·         As difíceis passagens marinhas: cabo da Boa Esperança, estreito de Magalhães, istmo do Panamá. O desenvolvimento da cartografia: o traçado dos continentes dos portulanos aos mapas atuais.
·         Leitura cartográfica: meridianos, paralelos, pontos cardeais, projeção, escala.
  
Ciências
·         Diversidade de espécies no ecossistema marinho com destaque para as grandes espécies de tubarões e baleias.
·         Saúde: doenças a que os navegadores estavam sujeitos pela falta de higiene, insuficiência de alimentos frescos e água potável, carência de vitamina C.
·         Instrumentos de navegação, usos e conhecimentos: observação dos astros, determinar posições e localização, cálculo de distâncias e posições a partir da leitura de ângulos, construção de caravelas, criação de portulanos.

Arte
·         Representações de povos americanos, africanos e asiáticos na arte europeia (por exemplo, nas gravuras de Theodor de Bry e nas ilustrações dos portulanos e mapas).
·         A arte africana, americana e oriental à época das grandes navegações.

História
Além do processo expansionista propriamente dito, o professor de História pode enfocar ou aprofundar outros temas como, por exemplo:
·         O conhecimento limitado e os medos dos navegadores no século XV (formato do planeta, monstros marinhos etc).
·         Principais povos e civilizações que os europeus tomaram contato em suas viagens oceânicas no século XV.
·         Outras travessias oceânicas: o povoamento da América.
·         China: as expedições marítimas de Zheng He (1405-1433) para a Índia, Pérsia, Arábia e África.

Fonte:
http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/expansao-maritima-e-comercial-sugestao-para-um-trabalho-interdisciplinar/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues


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